top of page

Prêmio Lucien Lison de Iniciação Científica

Prêmio Lucien Lison será concedido ao melhor trabalho apresentado durante o XVII Curso de Verão em Biologia Celular e Molecular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), caracterizado como um trabalho que busca contribuir de forma efetiva com a ciência, bem como no auxílio de resoluções de problemas práticos em nossa sociedade.

O Prêmio é uma homenagem ao Pesquisador Lucien Alphonse Joseph Lison (1908-1984). Lucien Lison nasceu em Trazeguier, Bélgica, e cursou medicina na Universidade Livre de Bruxelas, graduando-se em 1931. Lison optou pela pesquisa biológica experimental, onde desenvolveu inúmeras novas técnicas para a identificação/marcação de substâncias específicas presentes em um tecido biológico. Entre os seus feitos, o trabalho que definiu critérios cientificamente aceitáveis para o desenvolvimento de evidências morfológicas em

Lucien Alphonse Joseph Lison

(1908-1984)

processos citoquímicos (1936) pode ser evidenciado. Além disso, desenvolveu um novo histofotômetro (1950), desenvolveu uma técnica de quantificação de DNA em diversos tipos de células (1950), contribuiu para a compreensão da metacromasia (1951), publicou um livro-texto sobre histoquímica animal (1952), contribuiu para a unificação de diversos conceitos e, posteriormente, atualizou e expandiu esses conceitos em outro livro chamado Histoquímica Animal e Citoquímica – Princípios e Métodos (1960).

Em 1953, foi convidado pelo Professor Zeferino Vaz, fundador e então diretor da FMRP-USP, para lecionar no Departamento de Histologia dessa Faculdade. Após um ano, o Departamento de Anatomia da Unidade foi unificado ao Departamento de Histologia, originando assim o Departamento de Morfologia, chefiado pelo próprio Lison, tornando-se em seguida, professor titular. No final da década de 50, iniciou a criação da Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras (FFCLRP), onde foi diretor entre 1963 e 1968.

bottom of page